Ozônioterapia

Ozônioterapia

O ozônio é um agente único que preserva e restaura a beleza natural e a saúde da pele. A ozonioterapia não mascara os defeitos da pele, mas normaliza suas funções naturais e estimula seu próprio trabalho.

O mecanismo de ação do ozônio pode ser demonstrado pelo exemplo da sua utilização dentro de um programa de rejuvenescimento da pele.

A diferença essencial da terapia com ozônio de outros remédios e procedimentos cosméticos é sua dupla ação externa e interna do organismo que leva à normalização do trofismo, oxigenação, umedecimento, proteção e troca de restauração da pele.

 Ajuda a conseguir uma limpeza geral, higienização e tonificação, mas não apenas um efeito cosmético temporário.

Assim, a terapia com ozônio é um remédio revolucionário para o rejuvenescimento, permitindo restaurar as funções de barreira, imunológica, retentora de água, reparadora e separativa da pele, bem como melhorar sua estrutura.

Para a limpeza do organismo

Eliminação de fibras e toxinas, incluindo toxinas do estresse, produzindo um efeito negativo na pele, o complexo tratamento do desbotamento da pele contém limpeza intestinal global. 

Ao concluir este procedimento, é recomendável realizar a insuflação retal de ozônio, criando assim condições benéficas para a regeneração da flora intestinal “saudável” e produzindo um efeito benéfico em todo o organismo.

Para correção dos sinais disponíveis da pele após 35 anos

De grande benefício podem ser as aplicações de rejuvenescimento da ozônioterapia na forma de injeções subcutâneas nos locais das rugas e outros locais com presença de lentigos senis e telangiectasias iniciais da pele manifestado nas regiões (queixo, bochechas, pescoço). 

Após o procedimento recomenda-se a realização de massagem manual ou cosmética para distribuição igualitária da mistura de gás ozônio-oxigênio.

O efeito bem manifestado é observado já após 3-4 procedimentos, o aumento do turgor da pele, diminuição da pastosidade do rosto, melhora da cor, aparecimento de brilho. Os pacientes relatam diminuição do ressecamento da pele, desaparecimento da sensação de constrição cutânea mesmo após a lavagem. 

Tanto os pacientes quanto os profissionais notam um efeito de elevação nas áreas submaxilar e queixo-mandibular. E o que é muito importante é a melhora do sentimento geral.

Na acne.

A terapia com ozônio é usada na forma de injeções locais de ozônio em áreas inflamatórias (infiltrados, elementos pustulares). Em alguns casos, recomenda-se a realização de higienização focal primária por método LED Azul e/ou de eletrocoagulação, abertura e eliminação do conteúdo purulento e, em seguida, terapia com ozônio

O ozônio também é parte integrante da reabilitação pós-operatória para prevenção de complicações

O ozônio ajuda a intensificar o dreno linfático, restaurar a microcirculação, melhorar o trofismo dos tecidos, estimular processos metabólicos.

Os efeitos do ozônio medicinal no corpo podem ser encontrados abaixo:

  • Quebra de substâncias estranhas e promoção e regeneração celular no fígado.
  • O tratamento com ozônio acelera o processo de fagocitose. Serve para tornar inofensivas substâncias estranhas no organismo.
  • Regulação e fortalecimento do sistema imunológico
  • O tratamento com ozônio promove a formação de interleucinas, que servem para regular o sistema imunológico. Fortalece o sistema imunológico, o que reduz o risco de doença e reduz significativamente a duração do ciclo da doença e os seus sintomas, matando vírus, bactérias e fungos.
  • O ozônio também é eficaz contra vírus causadores de doenças, incluindo vírus influenza. A este respeito, o tratamento é particularmente adequado para grupos de risco com elevada suscetibilidade aos vírus da gripe, por exemplo crianças, doentes crónicos e idosos.

Efeito anti-inflamatório

A terapia com ozônio melhora as dores musculares e articulares causadas pela inflamação. Pode reduzir a pressão ocasionada por uma doença do disco intervertebral e promover a cicatrização de uma hérnia de disco na coluna lombar ou na coluna cervical  se nenhuma intervenção cirúrgica for planejada.

  • Redução da sensação de dor
  • O tratamento ativa a função dos analgésicos do próprio corpo, com o resultado de que a inibição da dor do próprio corpo reduz a dor.
  • Melhora do fluxo sanguíneo local.
  • A terapia com ozônio estimula a circulação sanguínea para que o fluxo sanguíneo melhore.
  • Melhor oxigenação em todo o corpo
  • A terapia com ozônio melhora o fornecimento de oxigênio em todo o corpo. Isso significa que as doenças relacionadas à falta de oxigênio são evitadas.

Redução do estresse

A terapia com ozônio ajuda a reduzir o estresse, quebrando a adrenalina, conhecida como o hormônio do estresse, no corpo.

Ajuda a manter o equilíbrio ácido-base

A terapia com ozônio reduz os lactatos – são sais e ésteres do ácido lático – que se acumulam nos músculos e levam à hiperacidez e à consequente fadiga muscular.

Melhoria do bem-estar geral

O tratamento com ozônio fornece às células e tecidos muita energia. Isso anda de mãos dadas com uma melhoria na funcionalidade das células cerebrais e no desempenho da memória.

Alguns exemplos de tratamento

Celulite

A Paniculopatia edemato fibroesclerótica (PEFE) ou celulite é um problema exclusivamente feminino e representa um estado patológico das células adiposas (adipócitos). Entre as razões e fatores de risco que induzem uma alteração do tecido adiposo estão numerados os genéticos, familiares, características regionais, período de puberdade, gravidez e parto, distúrbios hormonais e ingestão de anticoncepcionais, idade e modo de vida.

De acordo com várias fontes, 80% a 95% das mulheres sofrem de celulite. As áreas afetadas são coxas e nádegas, mais raramente – costas e braços.

A fase inicial da celulite é caracterizada por distúrbio da microcirculação, inchaço, estagnação de líquido no tecido subcutâneo. Assim, trata-se da forma edematosa da celulite que, em caso de posterior progressão, se transforma para a forma fibroesclerótica.

Na perda de peso e medidas.

A diferença essencial da terapia com ozônio de outras formas de lipólise (mecânica, elétrica, ultrassom, química) é que a ozonolipólise ou ozonólise (destruição do tecido adiposo pelo ozônio) combina um efeito de desintoxicação local e sistêmico, intensifica a divisão e a utilização da gordura.

 Trata-se de estimulação de processos celulares, um aumento na função de transporte de oxigênio do sangue e, consequentemente, o potencial de oxidação do organismo.

O efeito anti-celulítico e adelgaçante são realizados sobre um fundo de restauração do tônus, fortalecimento e tonificação de todos os tecidos expostos à ozonioterapia. A pele não fica flácida como depois do emagrecimento habitual e outros métodos de tratamento da celulite, pelo contrário – torna-se mais elástica, melhora a sua aparência. 

Trata-se da normalização da estrutura do tecido conjuntivo, pois o ozônio tem efeito fibrinolítico, diminuição do nível de adipócitos hipertróficos e restauração do metabolismo no tecido subcutâneo.

Contra-indicações

Os benefícios da terapia com ozônio são óbvios. Mas, apesar de todas as vantagens visíveis que o tratamento com ozônio tem, esse método tem suas próprias contra-indicações. Portanto,  se houver uma deficiência da enzima G6PD- favismo ( ruptura das membranas dos eritrócitos levando à anemia hemolítica) Hipertiroidismo , 

Anemias graves, Gravidez, ou suspeita, Hemorragia, Caquexia,  e Patologias com alto stress oxidativo esse procedimento não é recomendado de forma alguma.

Alguns cuidados são interessantes, tais como:

Fazer aplicação com pacientes em jejum, portadores de Diabetes , interessante manter o soro glicosado a 5% disponível, Vitamina C inibe consideravelmente possíveis efeitos adversos.

Os parâmetros utilizados para cada procedimento sistêmico, facial ou corporal, poderá ser encontrado em diversas publicações de nível internacional divulgado pelo consenso obtido pela classe de Ozônio terapeutas no mundo, tais como:

  • Protocolo de Cuba
  • Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM)
  • Declaração de Madrid
  • ABOS Associação Brasileira de Ozonioterapia

Cada conselho de classe da área da saúde preconiza um numero de horas de treinamento para que o profissional atue com segurança e bases sólidas, consulte o seu conselho e se habilite.

Recentes

Tratamentos realizados

Aplicação de ozôniotrapia para estética facial
Tratamento de ozonioterapia para gordura abdominal
Aplicação de ozônioterapia nos membros inferiore
aplicação ozonioterapia auricular
Ozonioterapia no tratamento capilar
ozonioterapia no tratamento capilar
ozônioterapia capilar